Plano de Sucessão

O Plano de Sucessão é uma importante ferramenta de gestão estratégica de recursos humanos que permite aos gestores antecipadamente estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo, para suprir as demandas de profissionais na empresa e garantir a preservação do seu patrimônio intelectual.

O Plano de Sucessão deve:

  • Indicar potenciais sucessores para cada posição, sobretudo posições críticas/estratégicas.
  • Indicar os “gaps” de conhecimentos, habilidades existentes entre as disponibilidades desses potenciais sucessores e os requisitos da posição.
  • Fornecer estratégias, instrumentos de avaliação e regras específicas, para escolha de potenciais sucessores para cada uma das posições, bem como para transferência de conhecimentos específicos entre sucessor e sucedido.
  • Fornecer estratégias para valorização do profissional a ser sucedido, para que ele contribua para o processo como multiplicador de conhecimento.
  • Fornecer estratégias de desenvolvimento e motivação dos potenciais sucessores.
  • Fornecer aos colaboradores as oportunidades de carreira disponíveis na empresa e os requisitos de acesso.
  •  Definir o processo de operacionalização do Plano.

A Outwork possui um modelo próprio para desenvolvimento e gestão do Plano de Sucessão.


Fale conosco a respeito desse serviço